quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A História do Festival Lollapalooza


É difícil de acreditar que já se passaram vinte anos desde que as primeiras atrações do Festival Lollapalooza subiram ao palco com seus amplificadores no volume máximo. Desde o início dos anos 90, quando uma geração inteira, influenciada pelo Grunge, embarcavam em um frenético mosh pit ao som de bandas como Soundgarden Pearl Jam, até os dias de hoje quando bandas e artistas como Arcade Fire e Kanye West atraem enormes multidões de diferentes gerações, o festival criou vida própria, inspirado pela energia dos fãs e dos artistas de cada edição.
Claro, muita coisa mudou: o gosto musical dos fãs, as atuais revelações da música, a evolução dos gêneros, estilos de vestuário e o lance com essa tal de “internet”. Mas duas décadas no topo dos melhores e maiores festivais do mundo também significam muita história para contar.
O Lollapalooza ainda era um embrião quando o chamado rock alternativo nasceu, trazendo o hip-hop para a cena de festivais, levantando a bandeira fluorescente da cena eletrônica, quando ainda se encontrava confinada em pequenos clubes e, claro, alçando o indie-rock para os palcos principais.
Entre altos, baixos, e muitas vezes de cabeça para baixo, muito da história da música foi escrito e reescrito durante cada edição do festival. Por isso tudo, mesmo que você só tenha ouvido falar da experiência Lollapalooza só agora, ou mesmo seja um fã de carteirinha do festival, aqui vai uma pequena aula de Rock and Roll que mostra o patamar do Lollapalooza no cenário musical atual.

UM HOMEM, SEU PLANO E UM BOCADO DE GENTE CURTINDO ESSA IDEIA.

Tudo começou em 1991 quando Perry Farrell, vocalista e fundador da banda de rock alternativo Jane’s Addiction iniciou os planos para a despedida dos palcos de sua banda.
A ideia logo se transformou em um imenso roadshow que levaria música, cultura e arte para os fãs por todo o continente norte-americano.  Antes da internet, não era lá muito fácil levar o som de bandas novas e desconhecidas até os fãs.
O festival de Farrell foi um sucesso, unindo artistas como Nine Inch Nails e Ice-T em uma celebração nunca antes vista no mundo inteiro.

E ISSO TUDO SÓ MELHORA COM O TEMPO.

O Lollapalooza percorreu um longo caminho, mas tem algo que sempre permanece: o festival é feito para os fãs. Com isso em mente, o Lolla já tem seu lugar fixo nos exuberantes gramados do Grant Park, em Chicago, EUA, desde 2005.
E com tanto crescimento o festival teve de se adaptar também em seus espaços, ocupando só aqui no Brasil, 120 mil m² (o equivalente a mais de 22 campos de futebol), com vários palcos e uma diversidade de artistas de gêneros como hip-hop, eletrônica, reggae, indie, rock, modern roots, e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário