sexta-feira, 11 de maio de 2012

31 anos sem o Rei do Reggae Music, Bob Marley.

No dia 11 de maio de 1981, o mundo perdia um grande ícone da música mundial, Robert Nesta Marley mais conhecido como Bob Marley. 




Em julho de 1977, Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge (na verdade, a preocupação de Bob Marley era quanto à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou suas rastas. Para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo). Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. Sua doença foi revelada para seu público.




Bob Marley faleceu no hospital Cedars of Lebanonno dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocaster vermelha.


Bob Marley foi premiado com terceira maior honra da Jamaica, a Ordem de Mérito, pelo seu notável contributo para a cultura de seu país. Dez dias depois da morte de Bob Marley, foi dado um funeral de estado como o honorável Robert Nesta Marley OM pelo governo da Jamaica, com a presença do primeiro-ministro Edward Seaga e partido da oposição líder Michael Manley. Centenas de milhares de espectadores foram às ruas para observar o desfile de carros que ferem o seu caminho a partir de Kingston para local final de descanso de Bob, um mausoléu em sua cidade natal, Nine Miles. O Bob Marley e The Wailers a lenda viva, no entanto, e trinta anos depois da morte de Bob Marley, sua música continua tão vital como nunca em sua celebração da vida e personificação da luta.



Desde seu falecimento em 11 de maio de 1981, lenda de Bob Marley aparece maior do que nunca, como evidenciado por uma lista sempre crescente de realizações atribuíveis à sua música, que identificou opressores e agitado para a mudança social, ao mesmo tempo permitindo que os ouvintes a esquecer seus problemas e dança .
Bob Marley foi postumamente introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1994, em dezembro de 1999, seu álbum de 1977 "Exodus" foi nomeado álbum do século pela revista Time e sua canção "One Love" foi designado Canção do Millennium pelo BBC. Desde o seu lançamento em 1984, Bob Marley, "Legend" compilação tem anualmente mais de 250.000 cópias vendidas de acordo com a Nielsen Som Scan, e é apenas o 17 º álbum a ultrapassar as vendas de 10 milhões de cópias desde SoundScan começou suas tabulações em 1991.
Música de Bob Marley nunca foi reconhecido com uma indicação ao Grammy, mas em 2001 ele foi agraciado O Grammy Lifetime Achievement Award, uma honra concedida pela Academia de Gravação para "artistas que durante suas vidas, deram contribuições criativas de excelente significado artístico para a área de gravação . " Nesse mesmo ano, um documentário de longa metragem sobre a vida de Bob Marley, Rebel Music, dirigido por Jeremy Marre, foi nomeado para um Grammy de Melhor Longa documentário vídeo Form Music. Em 2001 Bob Marley foi concedida a estrela 2171 no Hollywood Walk of Fame pelo histórico Hollywood Confiança e da Câmara de Comércio de Hollywood, em Hollywood, Califórnia. Como destinatário desta distinção, Bob Marley juntou as lendas musicais, incluindo Carlos Santana, Stevie Wonder e The Temptations.
Em 2006, um trecho do bloco oito da movimentada Avenida do Brooklyn Igreja, a qual atravessa o coração da cidade que a Comunidade do Caribe, foi rebatizada Bob Marley Boulevard, o resultado de uma campanha iniciada pelo New York vereadora Cidade Yvette D. Clarke. Estes triunfos são todos os mais notáveis ​​considerando Bob Marley origens humildes e muitos desafios ele superou a tentar ganhar uma posição na indústria da música Jamaica caótico enquanto habilmente navegando a violência política partidária que abundava em Kingston ao longo dos anos 1970.
Um dos artistas mais carismáticos e desafiadores do século 20, fama de Bob Marley agora transcende o papel de reggae luminar: ele é considerado como um ícone cultural que implorou o seu povo a conhecer a sua história "que vem da raiz do rei Davi, através da linha de Salomão ", como cantou em" Redenção Blackman ", Bob pediu a seus ouvintes para verificar a" situação real "e se rebelar contra o vampírica" ​​Sistema de Babilônia ". "Bob tinha um tipo de abordagem rebelde, mas sua rebeldia teve um propósito claramente definido para ele", reconhece Chris Blackwell, fundador da Island Records, que desempenhou um papel central na biografia de Bob Marley, introduzindo Marley e The Wailers para uma organização internacional público. "Não foi apenas a rebeldia sem sentido, ele estava se rebelando contra as circunstâncias em que ele e muitas pessoas se encontravam."



"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário